DIRETRIZES PARA AUTORES (AS)

A Revista Neurodiversidade é um periódico eletrônico de acesso livre e sem exigência de taxa de submissão ou publicação. A publicação tem por objetivo divulgar artigos, resenhas, entrevistas, traduções produzidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros em língua portuguesa, inglesa e espanhola. São aceitas propostas para:

  1. Dossiê Temático, com período e tema previamente definidos;

  2. Fluxo Contínuo para recebimento de artigos e ensaios situados nas áreas de Arte, Saúde e Educação, permeados por questões envolvendo a Neurodiversidade nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. Artigos fora do domínio serão automaticamente recusados.

 

Instruções para Autores

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail revistaneurodiversidade@gmail.com, no formato Word, com extensões “doc” ou “docx”. Só serão aceitos trabalhos enviados com as devidas revisões gramatical e ortográfica; cabe destacar que a tradução de título, biografia e resumo para a língua estrangeira são de responsabilidade do(s) autor(es). O artigo deverá ser enviado sem qualquer identificação de autoria no documento anexado, pois autoria e coautorias devem ser indicadas no corpo do texto do e-mail. A biografia dos autores (as) deve ter de 3 a 4 linhas e ser incluída apenas no corpo do texto do e-mail, contendo dados pessoais do autor com link para o currículo lattes (quando aplicável). Os textos enviados na seção de Artigos devem ser inéditos, bilíngues ou escritos em uma das seguintes línguas: portuguesa, inglesa ou espanhola, e estar de acordo com a linha editorial da revista. Os textos devem conter, preferencialmente, no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo referências e folha de rosto.


Resenhas

O periódico publica resenhas de livros, documentários e outros formatos. O texto deve ter, preferencialmente, de 2 a 5 páginas.


Entrevistas

As entrevistas devem ter no máximo 10 páginas, contendo um cabeçalho na primeira página com informações sobre a pessoa entrevistada, o enfoque, a data e o local. Deve constar o nome e um breve currículo em nota de rodapé sobre o entrevistador.

Traduções

Traduções de materiais de outras línguas devem vir com cópia da autorização dos autores originais.

Formatação
1 O artigo deve iniciar com folha de rosto contendo:

1.1 título em negrito (com ou sem subtítulo);

1.2 resumo em língua vernácula (mínimo de 150 e máximo de 250 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples, justificado e sem recuo);

1.3 palavras-chave em língua vernácula, separadas por ponto-e-vírgula (até 5 palavras-chave);

1.4 título em língua estrangeira (com ou sem subtítulo);

1.5 resumo em língua estrangeira (mínimo de 150 e máximo de 250 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples, justificado e sem recuo);

1.6 palavras-chave em língua estrangeira, separadas por ponto-e-vírgula (até 5 palavras-chave);

2 Os trabalhos devem ser digitados em Word e devem seguir as diretrizes abaixo:

2.1 texto escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado e espaçamento entrelinhas de 1,5 cm;

2.2 notas de rodapé, quando necessário, fonte em tamanho 10, justificado e com espaçamento entrelinhas simples;

2.3 parágrafos com recuo de parágrafo de 2 cm;

2.4 espaço duplo entre partes do texto;

2.5 páginas configuradas no formato A4, com numeração.

 

Citações e Referências

A lista final de referências deve incluir somente as referências citadas no texto, sendo que estas devem estar de acordo com o manual da APA.


Produtos audiovisuais

Os arquivos audiovisuais podem ser submetidos como documentos suplementares nos formatos MP3, MP4 ou AVI.


Ética da pesquisa

No caso de a pesquisa envolver algum tipo de conflito de interesse, o autor deve fazer uma nota final, declarando que não foram omitidas ligações com órgãos de financiamento. Da mesma forma, deve-se citar a(as) instituição(ções) de vinculação do(s) autor(es). Para artigos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, informar os procedimentos éticos estabelecidos que tenham passado por Comitê de Ética em Pesquisa.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores necessitam verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  4. O texto está em com espaçamento 1,5 ; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores (as).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Modelo para edição do artigo

Com o intuito de facilitar a formatação do artigo, disponibilizamos o modelo a seguir, para download: